Qualidade da água

Conversamos regularmente com clientes que precisam medir os níveis de turbidez em fontes de água, rios e outros corpos d'água. A IoT é uma maneira poderosa e econômica de medir a turbidez e transmitir os resultados para análise, visualização e geração de relatórios.

A turbidez é a perda de transparência, nebulosidade ou nebulosidade do fluido devido à presença de partículas invisíveis ao olho humano. Esses sólidos suspensos fazem com que a água pareça mais turva, à medida que a turbidez aumenta. Soluções inteligentes de água e IoT possuem sensores especializados que podem medir os níveis de turbidez.

Como você mede a Turbidez?

A sonda de turbidez de nível básico da Libelium pode medir a turbidez entre 0-4000 NTU Existem diferentes casos em que você pode querer medir a Turbidez. Antes de vermos alguns exemplos, vale a pena explicar a unidade de medida usada para turbidez. Unidades Nefelométricas de Turbidez (NTU) é a medição da turbidez, obtida ao emitir um feixe de luz através do fluido e medir a quantidade de dispersão ou reflexão experimentada devido à presença de partículas. Os sensores Smart Water da Libelium medem principalmente a turbidez usando NTU. (Existem outras unidades e métodos de medição, incluindo Jackson Turbidity Unit (JTU), disco de Secchi e Formazin Turbidity Unit). Medir a turbidez com IoT é um exemplo de tecnologias Smart Water . Trabalhamos com nosso parceiro Libelium para fornecer soluções Smart Water que incluem sensores de turbidez.

Água Potável - Fornecimento de Rede

Altos níveis de turbidez na água potável são geralmente causados ​​por rompimento da rede elétrica e vazamento de sujeira/lodo no abastecimento.
As autoridades de saúde e os governos prescrevem limites para o que acreditam ser níveis aceitáveis ​​de turbidez para água potável (medida em NTU). Água com altos níveis de turbidez não só parece desagradável, mas também pode aumentar o risco de patógenos e outros fatores indesejáveis ​​na água. Embora não seja diretamente um risco à saúde, a turbidez ainda é um elemento essencial no abastecimento de água potável.
A Diretriz de Água Potável da UE (98/83/EC) define um valor de 4 NTU como aceitável.
Semelhante à UE, Reino Unido e Irlanda, os níveis máximos de turbidez para água potável são 4 NTU (medidos nas torneiras dos consumidores). Nas obras de tratamento, a meta é 1 NTU.

Consulte o documento de padrões DEFRA aqui (pdf).

A OMS recomenda que a água potável tenha uma turbidez de 5 NTU ou menos. Onde a água é clorada, os níveis de NTU devem ser <1 NTU para que a cloração seja eficaz. Nos Estados Unidos, a turbidez não pode exceder 1 NTU na saída da usina, e a maioria das concessionárias de água potável almeja níveis tão baixos quanto 0,1 NTU.

Para que o tratamento da água seja útil (como a cloração), os níveis de turbidez da água precisam estar em um nível adequado. Se a turbidez for alta, as famílias também rejeitarão o abastecimento de água com base na aparência. O Libelium Smart Water Pro e o Smart Water Xtreme podem ser implantados para monitorar os níveis de turbidez da água no nível doméstico, da rede ou da concessionária.

Água Potável – Fornecimento Privado

Muitas famílias ainda usam suprimentos privados para suas necessidades diárias de água. Esses suprimentos privados podem incluir poços, riachos ou furos. Assim como a água da rede, é essencial medir a turbidez dos suprimentos para garantir que o tratamento seja eficaz, os filtros não estejam bloqueados e que a qualidade geral do abastecimento de água seja conhecida.

Serviços de utilidade pública

Muitos fornecedores de serviços públicos empregam diferentes sistemas de tratamento para gerenciar a turbidez; estes podem incluir sedimentadores, coaguladores e pré-filtros de cascalho. Esses sistemas são projetados para remover partículas da água e melhorar o valor NTU. Medir a turbidez da água  antes e  depois da etapa de filtração é uma excelente forma de determinar seu funcionamento e eficácia. Com os padrões estabelecidos para água potável; medições de turbidez precisas e em tempo real são inestimáveis ​​para fornecedores de serviços públicos. Quando uma concessionária é responsável por tantos corpos de água e uma extensa rede, monitorar a qualidade e a turbidez da água com IoT torna-se uma ferramenta valiosa.

Rios e lagos

Durante chuvas fortes, você pode ver nuvens de sujeira e lodo nos rios – isso é uma indicação de que tanto a turbidez quanto os sólidos suspensos podem ter aumentado. Ao contrário da água potável, que tem metas rigorosas de 1 NTU ou menos – os corpos d’água têm metas mais modestas em relação à turbidez. Os níveis exatos variam por país e estado; no entanto, não é incomum ver limites de turbidez variando entre 5 NTU e 150 NTU.

 

Um rio ou lago pode sofrer de alta turbidez devido à presença de lodo, algas ou outros poluentes. Altos níveis de turbidez podem bloquear a luz, afetar a vegetação, a temperatura da água e a saúde geral do corpo d’água. As partículas que causam altos níveis também podem causar um aumento de poluentes, metais e bactérias. Como regra geral, a turbidez pode fornecer um indicador dos níveis de poluição da água.

As vacas (!) também podem causar um aumento na turbidez nos pontos de acesso do gado – como mostrou esta apresentação do Dr. Ciprian Briciu Burghina.

Lagos/lagos de pesca

Os níveis de turbidez desempenham um papel essencial na saúde dos peixes e outros animais. Altos níveis de turbidez prejudicam a visão de predadores e presas, o que pode prejudicar um ecossistema – se as formas de vida forem incapazes de caçar e se alimentar. A turbidez pode afetar os padrões de forrageamento e o movimento através de um corpo d’água – já que os peixes são incapazes de avaliar seus arredores adequadamente.

 

Dito de outra forma, imagine tentar nadar ao redor de um lago cheio de lodo – enquanto procura um tesouro – isso seria impossível de conseguir. Os operadores de lagos e lagoas de pesca devem, juntamente com outras medições, monitorar os níveis de turbidez.

Como posso medir a Turbidez com IoT?

Possuimos dezenas de sensores para detectar produtos químicos, turbidez e presença de metais. A solução OPTNET possui vários sensores que podem monitorar a turbidez:

 

– O sensor de turbidez básico pode fazer medições de 0 a 4.000 NTU, com precisão de 1 NTU. O sensor é feito de plástico/aço inoxidável e é adequado para aplicações em água doce ou potável.

 

– Também temos um sensor semelhante, mas desta vez feito de titânio, projetado para ser implantado em ambientes marinhos ou oceânicos.

 

– A sonda Manta 40 possui um sensor de turbidez com precisão de 0,1 NTU e tem uma faixa operacional de 0-2500 NTU. O Manta é perfeito para aplicações onde são necessários altos níveis de precisão. O Manta também possui um sistema de auto limpeza que reduz a manutenção geral e a sobrecarga do sistema.

©OPTNET 2022 – Todos os Direitos Reservados
Quer saber mais sobre IoT?