Sempre focando na qualidade e praticidade dos sistemas, resultando em ganhos para o atendimento de demandas de água de toda natureza, atendimento a condicionantes de outorga ambientais, de qualidade interna e melhoria da gestão do processo de abastecimento e gestão dos recursos hídricos.
Para muitos dos usuários, os poços profundos comumente representam um “buraco no chão” de onde sai água, porém sua dinâmica operacional é muito mais complexa do que aparenta. O aquífero subterrâneo se comporta de muitas maneiras diferentes, dada sua composição rochosa, recarga e descarga. Desta forma, a compreensão de seu comportamento local e regional implica na necessidade de determinar características hidráulicas como volume, capacidade específica, fluxo, permeabilidade, transmissividade, entre uma série de outros fatores técnicos.
A partir do momento em que o poço é concluído, realiza-se uma série de testes qualitativos e quantitativos a respeito da água produzida, úteis ao licenciamento ambiental e para produção de água e operação do poço em si. Entra em cena o monitoramento e controle operacional.
Com a expansão na cobertura da telefonia móvel, ampliando a banda de comunicação e otimizando a qualidade do sinal, muitas soluções em telemetria e telecontrole se tornaram viáveis e confiáveis. Por meio dessa tecnologia, a OPTNET vem desenvolvendo soluções para ampliar o controle a otimizar processos no que tange todo o ciclo de recursos hídricos.
Ele é o acompanhamento das variáveis de vazão e nível da água no interior do poço que irão demonstrar as características da relação poço-aquífero e sua evolução durante a operação, assegurando que todas as grandezas definidas na implantação do poço e na outorga serão seguidas, garantindo a sustentabilidade do recurso e a longevidade do poço.
De que maneira é realizado esse monitoramento? Por meio de sensores e unidades de controle específicas que irão gerir todas as informações locais e sintetizar para o usuário do poço e órgãos ambientais responsáveis.
Em ambientes industriais, por exemplo, a telemetria para poço artesiano pode ser essencial para que uma empresa não interrompa as atividades. Em unidades que produzem bebidas, onde o uso da água é constante, a falta de abastecimento pode gerar prejuízos incalculáveis.
Se houver alguma irregularidade em algum desses parâmetros, o próprio sistema de telemetria para poço artesiano emite alertas para o operador. Ou seja, é possível ter a previsibilidade necessária para ambientes produtivos continuarem funcionando conforme o esperado. E, claro, todos estes indicadores podem ser acompanhados rotineiramente, para saber se a telemetria para poço artesiano está dentro dos níveis esperados.
Em muitos casos, a indicação de uma peça desgastada ou necessidade de manutenção do sistema é percebida quando há alguma alteração dos indicadores da telemetria para poço artesiano.
O monitoramento pela telemetria é a maneira mais eficiente para saber desde o consumo diário até se algum componente do poço está com problemas técnicos, por exemplo. A empresa responsável pela assistência técnica da estrutura pode realizar a troca da motobomba e de outros componentes antes de o poço artesiano ficar inoperante.
A telemetria para poço artesiano também permite analisar o desempenho do motor e escolher um modelo mais adequado, que resulte em menor consumo de energia elétrica, medindo vazão, potência e corrente do motor conforme amperagem.
Com a aplicação profissional da telemetria para poço artesiano é possível escolher os modelos de motor mais adequados e economizar mais de 35% no gasto com eletricidade.
Toda a instrumentação e detalhamento de operação de bombas é de fundamental importância devido ao alto consumo. Pode ser visualizado em detalhes junto às demais informações operacionais do poço a Corrente, Tensão, Fator de Potência, Energia ativa, reativa e aparente, consumo total, variáveis por fase, e em caso de soft starter ou inversores de frequência, erros de operação e sobrecargas. Essas variáveis, somadas ao volume produzido, possibilitam melhor dimensionamento de bombas, definição de horas de operação, identificação de perda de eficiência no conjunto de bombeamento, entre tantos outros.
Não faria sentido ler, monitorar e controlar todas essas variáveis no poço e não possibilitar o acompanhamento de maneira remota. Com o fácil acesso de internet em todos os computadores, mas principalmente a facilidade de acesso aos smartphones atualmente, a praticidade e agilidade na visualização da operação são a maior demanda pelo mercado.
Todos os operadores, gestores de produção e meio ambiente necessitam da informação o mais rápido possível, agilizando todo o ciclo na tomada de decisões e garantindo o pleno abastecimento da planta em questão, sendo ela unidade industrial, residencial ou de abastecimento público.
Devido a essa demanda, a OPTNET desenvolveu toda sua solução baseada em plataforma web, possibilitando a visualização de alarmes, gráficos, envio de comandos para controle, gestão de todo o histórico operacional por meio de smartphones ou navegadores. Isso torna toda a visualização muito mais rápida, prática e dinâmica.
Seguindo a mesma linha, alarmes e resumos diários podem ser enviados por e-mail e SMS diretamente para os responsáveis de cada área, identificando em tempo real os acontecimentos em campo.